quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Com um grande legado na educação, Marquinho participa pela segunda vez de uma eleição legislativa. Conhecido na Região dos Lagos como o prefeito do social, o médico cabofriense, filho do deputado cassado pela Ditadura Wilson Mendes, iniciou cedo na vida pública. Foi eleito vereador de Cabo Frio em 1992, e mesmo sendo o vereador mais novo na época, já no primeiro mandato foi presidente da Câmara Municipal. Em 1996 foi convidado a ser vice-prefeito e teve uma atuação de destaque. Foi eleito deputado estadual em 1998 com votação expressiva e trouxe grandes conquistas para toda a região. 
O trabalho na Alerj preparou Marquinho para ser o prefeito que Cabo Frio precisava. Em 2004 foi eleito para o primeiro mandato, sendo reeleito em 2008 com 49% dos votos. 
A história de Marquinho Mendes comprova a sua capacidade para representar os cidadãos na Câmara Federal. 


1- Os eleitores da Região dos Lagos já conhecem a sua forma de governar, já que foi prefeito de Cabo Frio por 8 anos. O que o motivou a legislar, concorrendo a uma vaga na Câmara Federal?

R: Considero um caminho natural. Com 22 anos de vida pública e após os nossos últimos dois governos aprovados pela população na Prefeitura de Cabo Frio, o grupo entendeu ter chegado a hora deste trabalho tomar uma nova dimensão. Em Brasília poderemos trabalhar pelo avanço dos serviços de saúde, pela expansão de projetos sociais, esportivos e culturais, além da melhoria das escolas e da qualidade do ensino prestado aos nossos alunos, que é o meu grande objetivo. Uma atuação forte na Câmara Federal irá resultar no aumento dos investimentos públicos em nossa região. As verbas estão disponíveis, é preciso buscá-las, mostrar a necessidade, ter paciência e perseverança para correr atrás dos objetivos da nossa população. O entendimento é de que juntos somos mais fortes e vamos conquistar bons frutos nesta nova fase. Estou preparado para o grande desafio que será representar o nosso estado em Brasília. 

2- Quais projetos estão dentro da sua visão estratégica, que poderiam beneficiar diretamente a Região dos Lagos?

R: Um dos meus focos será pelo desenvolvimento da educação em nosso estado. Na Câmara Federal vamos trabalhar para levar escolas-padrão, kits escolares, computadores e boa merenda a mais e mais alunos. Outro ponto na educação é o ensino profissionalizante. Em Brasília vamos buscar a instalação de outros campus do IFF (Instituto Federal Fluminense) no interior do estado, levando ensino de qualidade a todos. Em outra frente, vamos buscar também os incentivos para as empresas se instalarem na região capacitando a nossa mão de obra local. Outro foco essencial e estratégico é a saúde, que é um grande exemplo de como faz falta uma atuação firme na Câmara Federal. Basta ver a carência que temos em relação a projetos de sucesso como as Farmácias Populares. Poderemos solicitar a instalação de novas unidades nos bairros que mais precisam, além de fiscalizar a distribuição dos medicamentos nas unidades de saúde, evitando a falta de remédios e solicitando a reposição no estoque sempre que for necessário. E o mesmo com os Postos de Saúde da Família (PSF's), que ainda faltam chegar em muitos bairros. Sem falar nas verbas para obras e melhoria de infraestrutura, que devem ser incansavelmente buscadas para solucionar os problemas que atrasam a vida da população.

3-  Como avalia a relação do governo federal com as prefeituras da região, e como o senhor poderia contribuir nesta parceria se eleito?

 R: O governo federal tem disponibilizado cada vez mais verbas e suporte para os mais diversos projetos. Nestes anos de Copa do Mundo e Olimpíadas, as verbas para projetos sociais e esportivos aumentaram e ficaram mais acessíveis aos municípios. É preciso estar atento a estes detalhes, estudar, correr atrás e transformar este trabalho em frutos para a nossa população. Em 8 anos como prefeito de Cabo Frio tive a oportunidade de firmar inúmeras parcerias com os governos federal e estadual. Toda essa experiência e conhecimento serão fundamentais para a conquista dos nossos objetivos.

4- Como avalia as chances de se eleger deputado federal em sua legenda?

R:As chances são ótimas.Estamos em um partido forte, que é o PMDB, um partido que lutou pela democracia no Brasil e que vem colaborando para os avanços no estado do Rio de Janeiro e no Brasil nos últimos anos. A expectativa é que o PMDB tenha uma bancada forte na Câmara do Deputados, e todas as pesquisas colocam a nossa candidatura entre as principais do partido do estado do Rio. A aprovação dos meus mandatos como prefeito de Cabo Frio e a projeção deste trabalho em todo o estado tornam reais as nossas chances.


5-Quais áreas precisam de mais atenção ao seu ver em nossa região?

R: Além da expansão de projetos de saúde e educação, como dito anteriormente, temos muito a fazer ainda para a melhoria da infraestrutura em nossas cidades. Calçamento de ruas, saneamento, manutenção das estradas.Um bom exemplo é a situação da Rodovia Amaral Peixoto e da Ponte de Barra de São João, que fazem uma via essencial para a circulação de pessoas e mercadorias no interior do Rio. As verbas, os financiamentos e as possibilidades de parcerias estão disponíveis. É preciso atuar com firmeza pelos interesses das nossas cidades. Foi através de parcerias que conseguimos a obra da Estrada da Integração, fazendo a ligação entre os dois distritos de Cabo Frio por dentro da cidade. Agora precisamos avançar ainda mais, aproveitando a área no entorno da estrada para articular a chegada de um Polo Industrial não poluente. Para isso é preciso conseguir junto aos governos Federal e Estadual a redução de taxas para atrair empresas e gerar empregos, beneficiando toda a região. Serei um deputado atento às necessidades imediatas da nossa população.

6-Sabemos que a lei de emancipações está em vias de ser votada. Caso seja aprovada e sancionada, qual seria sua posição frente ao desejo de emancipação de Tamoios?

R: Acredito que toda mudança ou ruptura deve ser muito bem equacionada.
Tamoios é uma parte extremamente importante de Cabo Frio e essa importância foi reconhecida durante os 8 anos do nosso governo, com o maior volume de obras e serviços que o Distrito já viu. Não por coincidência, este foi o período em que os clamores por emancipação tiveram menos apelo.Mostramos que é possível manter a união, desde que todas as áreas da cidade recebam a mesma atenção e o mesmo carinho do seu governante. De qualquer forma, entendo que os moradores de Tamoios sabem o que é melhor para o local e, desde de que nenhum lado saia prejudicado, todas as possibilidades devem ser consideradas.

7- Que recado deixa aos eleitores?

R: Um mandato parlamentar é muito mais do que um palco para discursos.É uma oportunidade real de buscar o desenvolvimento da nossa população.Temos pela frente a grande chance de trabalhar pelo desenvolvimento de toda região. A melhoria da infraestrutura, a universidade pública que tanto sonhamos, o desenvolvimento do turismo e da economia, a expansão dos projetos sociais e esportivos, a melhoria no sistema de saúde...tudo isso pode ser conquistado de forma integrada, trabalhando em conjunto e demonstrando a nossa força.
Chegou a hora de mostrar que podemos mais. Muito mais. Conserve com seus amigos, seus vizinhos e colegas de trabalho. Estamos juntos na luta por um interior mais forte e tenho certeza de que essa parceria vai render bons frutos. A democracia nos chama para a construção de um futuro melhor. Vamos á luta!

Um comentário: